Preenchimento de pele

O preenchimento cutâneo é uma técnica na qual substâncias são injetadas na pele para melhorar a aparência das rugas e várias imperfeições da face. O resultado é uma aparência mais suave e jovem com o mínimo de tempo de recuperação e grande segurança. Quando realizado por médico experiente e feito com bom senso deixa um aspecto muito natural e discreto.

Para entender este tratamento primeiro você precisa saber o que acontece no nosso rosto durante o envelhecimento:

O envelhecimento é um processo tridimensional, com perda de colágeno na pele, diminuição da gordura do rosto e também da estrutura óssea. Ou seja, o rosto perde seu apoio e literalmente desaba. Vemos uma flacidez progressiva, com perda dos contornos faciais e a formação de áreas de sombra, com aspecto de rosto murcho.

Para exemplificar, o rosto jovem é semelhante a uma pirâmide invertida cuja base se localiza na região das bochechas e o ápice no queixo. Com o envelhecimento ocorre uma inversão desta pirâmide com acúmulo de tecidos na região inferior do rosto.

Como os preenchimentos podem mudar essa realidade?

Os preenchedores são utilizados para reverter este processo, fazendo uma reposição de volume nos locais onde o rosto está encovado e murcho, chamamos esse tratamento de rejuvenescimento tridimensional da face. Com aplicações estratégicas podemos criar pontos de sustentação na face, evitando a queda da pele.

Tipos de preenchimento:

Os preenchedores são classificados em temporários (reabsorvíveis) ou permanentes. Os primeiros são os mais usados por apresentarem maior segurança. Hoje em dia o uso de preenchedores permanentes está restrito a poucas situações como o preenchimento de pacientes HIV positivo que perdem a gordura facial durante o tratamento medicamentoso.

Preenchimentos temporários

O principal representante desta categoria é o Ácido Hialurônico, substância naturalmente presente no nosso organismo, com função de reter água e hidratar. Infelizmente, com o passar do tempo nosso corpo perde a capacidade de produzi-lo. Por ser naturalmente presente no nosso organismo o risco de alergias é muito baixo.

Em quanto tempo posso ver o efeito? E quanto tempo dura?

O efeito do preenchimento é imediato e sua duração varia entre 6 a 18 meses, dependendo do tipo de ácido hialurônico usado, da área tratada, além de características individuais do paciente em absorver o material.

Preenchimentos com estímulo de colágeno

Outra categoria de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo próprio organismo que será, em parte, responsável pelo efeito preenchedor. Entre eles podemos citar o Ácido Poli-L-Lático (Sculptra) e a Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse).

Aonde o médico pode aplicar o preenchimento?

  • Sulcos nas laterais dos lábios (“bigode chinês”).
  • Rugas Periorais (“código de barras”).
  • Olheiras
  • Cicatrizes de Acne.
  • Aumento de volume e definição dos lábios.
  • Correção de lóbulo da orelha.
  • Reposição de volume facial nas bochechas e têmporas cavadas.
  • Melhora do contorno facial.
  • Mãos, para melhora das depressões entre os tendões (mão magra).

O procedimento é realizado no consultório médico e na maioria das vezes não necessita de anestesia. Para os pacientes mais sensíveis pode ser usado anestésico tópico ou local para aliviar a sensação da picada da agulha.