Bioestimuladores
Felizmente a medicina evoluiu e além dos cuidados cotidianos que se deve ter para manter a beleza e a juventude da pele por mais tempo, existem atualmente diversas técnicas e procedimentos estéticos que realmente promovem bons resultados e são minimamente invasivos e dolorosos. Ou seja, está mais fácil ficar bonita!
Dentre os procedimentos mais modernos e avançados estão os bioestimuladores. São substâncias que atuam estimulando o organismo a produzir o colágeno, elemento responsável pelo aspecto jovem e firme da pele.
Uma grande vantagem dos bioestimuladores é a facilidade com que podem ser aplicados. As sessões são feitas no próprio consultório médico, não é necessário o uso de anestésicos injetáveis e o paciente pode voltar as atividades normais logo após a aplicação, ou seja, tempo mínimo de downtime.
Outra característica prática e descomplicada dos bioestimuladores é o tempo de tratamento. Em muitos dos casos é necessária somente uma aplicação que dura em média 30 minutos.
Além do que já citamos, vale lembrar que por serem substâncias que serão absorvidas pelo organismo, não existem reações adversas graves e os resultados são naturais!
Existem dois principais bioestimuladores: o Sculptra e o Radiesse. Ambos atuam no rejuvenescimento, redução de rugas e flacidez da pele. Mas existem algumas particularidades que explicarei a seguir:
Radiesse
O que é?
Radiesse é um gel composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. O Radiesse age estimulando a produção de colágeno pelo organismo e também atua como preenchedor.
Onde o Radiesse pode ser aplicado?
Alguns tratamentos e regiões onde o Radiesse pode ser aplicado:
- Bochechas: utilizado para projetar essa região, propiciando um discreto volume.
- Mandíbula: quando utilizado nesta região o Radiesse deixa a mandíbula mais marcada, definida e angulada.
- Queixo: aumenta seu tamanho e confere definição.
- Têmporas: com o envelhecimento as têmporas apresentam um afinamento. O Radiesse possibilita um preenchimento desta região, devolvendo jovialidade ao rosto.
- Mãos: esta região apresenta sinais de envelhecimento como veias saltadas e pele fina. O Radiesse preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e promove o seu clareamento.
Como é a aplicação de Radiesse?
O processo de aplicação de Radiesse é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável. Depois de identificar as áreas que precisam de volume, seu médico fará uma série de injeções. O número exato será baseado em suas necessidades e na técnica do médico.
Quais os resultados do tratamento com Radiesse?
O Radiesse restaura o volume da face na área média e inferior, reduz as rugas e marcas de expressão e melhora a flacidez das regiões onde foi aplicado. Seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 18 meses após o tratamento. O resultado é um rejuvenescimento e uma recuperação natural dos contornos da face.
Os efeitos são percebidos em 6 semanas após a primeira sessão. As sessões devem se repetir a cada 2 meses e o paciente deverá decidir junto com o médico a quantidade necessária para seu caso.
Sculptra
O que é?
Sculptra é o nome comercial para o ácido Poli-L-Lático injetável. Assim como o Radiesse, atua estimulando o organismo a produzir colageno e também tem efeito preenchedor.
Onde o Sculptra pode ser aplicado?
O Sculptra é indicado para o tratamento de rugas e flacidez das seguintes regiões:
- Tratamento de flacidez facial
- Tratamento de flacidez corporal de regiões como: braços, glúteos, coxas, axilas e flacidez das mãos;
- Flacidez abdominal, principalmente após emagrecimento e gravidez.
- Tratamento de flacidez do pescoço e colo;
- Tratamento de sulcos nasogeniano e labiomentual (os famosos “bigode chinês” e rugas de “marionete”);
- Tratamento de celulites;
- Tratamento da perda de gordura facial, incluindo pacientes de HIV que são tratados com medicamentos antiretrovirais e também corredores e atletas que têm diminuição grande de gordura no corpo e face.
Como é a aplicação de Sculptra?
A aplicação de Sculptra é feita com uma agulha ou cânula (agulha sem ponta perfurante) e cada sessão dura em média 30 minutos, dependendo da quantidade de produto a ser injetada. Como o produto possui anéstesico em sua fórmula, a aplicação é pouco dolorosa. Também utiliza-se compressa de gelo durante a realização para aumentar o efeito analgésico.
A massagem é uma parte vital do processo. O médico deverá massagear os locais de injeção após cada série de três a quatro injeções. Isso ajuda a distribuir o produto de forma uniforme por baixo da pele para permitir uma melhor absorção nas camadas mais profundas.
Uma massagem de dois minutos também ocorre após a sessão terminar, e é feita com um hidratante facial. Os pacientes são aconselhados a massagear a área que foi tratada por alguns minutos, isso deve ser feito cerca de cinco vezes por dia por um período de cinco dias após o tratamento.
Quais os resultados do tratamento com Sculptra?
Os resultados são uma pele mais firme, diminuição das rugas e recuperação do contorno original do rosto de maneira gradual. O organismo continua produzindo o colageno após o término do tratamento, por isso os efeitos são notados até um ano e meio depois, quando uma reaplicação é recomendada para que os benefícios se mantenham.
Os primeiros resultados já podem ser percebidos após 45 dias da sessão inicial. As sessões devem ser repetidas com intervalos de 2 meses até que o paciente esteja satisfeito com o resultado. O número de aplicações variam de 1 a 3, em geral.